Uma
breve síntese da entrevista realizada com Selma Garrido pela pesquisadora
Marisa Vorraber
Logo
após Selma se formar na Universidade ela começa a trabalhar no colégio
experimental, um colégio que possuía uma proposta diferente da dos outros
colégios: tempo integral do aluno na escola, bem como a permanência dos
professores, uma jornada que cobrisse as horas de planejamento, de análise, de
reflexão e de pesquisa que se fazia.
Nesta
entrevista ela vem nos falar da importância dos estágios no inicio do curso em
formação, pois a escola não é só um local de aplicação de teorias, e que é através
da prática que vamos nós aperfeiçoando, demonstrando assim para nos leitores a
sua preocupação em relação a formação de professores.
A
pesquisa colaborativa para a entrevistada vem unir pesquisador e professor no
intuito de compreender e interpretar esta instituição tão complexa, para desta
forma poder repensar os saberes
escolares, o currículo e a própria pedagogia.
E
por fim Selma vem nos dizer que a escola precisa ser transformada, tanto na sua
forma de gestão quanto na sua forma de organizar o processo de ensino e
aprendizagem, para desta forma tentar conseguir atender a demanda que a
população tanto necessita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário