MEMORIAL
Escrever
para mim significa por no papel minha ideias, meus conhecimentos, já ler
significa reconhecer e compreender palavras e frases. Sendo que a finalidade da
escrita é a leitura. Jean Pierre diz que a leitura é uma atividade inteligente
de construção de sentido. Ler é dar sentido a partir da escrita. Então as primeiras
exigências da relação leitura/escrita é compreender e fazer ser compreender.
Minha
primeira experiência com a leitura e a escrita foi na Educação Infantil, no qual
já sabia decodificar e escrever meu nome e o nome de alguns objetos. Minha
família sempre me incentivou a leitura, meus pais compravam bastantes livros de
historia. E quando já estava alfabetizada, todas as vezes que saia e passava
por outdoors, farmácias, supermercados começava a ler o que estava escrito e me
sentia um máximo fazendo isso. Lembro-me do meu primeiro livro que li, foi a
bíblia da criança,
A
sala de aula era organizada em fileira feitas em duplas, na parede tinha o
alfabeto grudado e nele figuras que representava cada letra do alfabeto.
As atividades desenvolvida pela professora baseava-se em ter o desenho de um objeto e eu ter que escrever o nome dele em baixo, copiar atividades do quadro para o caderno, ela também utilizava da caligrafia, e da tabuada. As atividades da tabuada eram bem sofridas para mim, éramos obrigados a decorar a tabuada em casa e quando chegávamos a escola ela ia tirar a tabuada com a gente(penso até que, se não muito interesse hoje pela matemática reflexo do que sofri na alfabetização). Quando não me lembrava de um resultado perguntado pela pró, chorava bastante.
As atividades desenvolvida pela professora baseava-se em ter o desenho de um objeto e eu ter que escrever o nome dele em baixo, copiar atividades do quadro para o caderno, ela também utilizava da caligrafia, e da tabuada. As atividades da tabuada eram bem sofridas para mim, éramos obrigados a decorar a tabuada em casa e quando chegávamos a escola ela ia tirar a tabuada com a gente(penso até que, se não muito interesse hoje pela matemática reflexo do que sofri na alfabetização). Quando não me lembrava de um resultado perguntado pela pró, chorava bastante.
Ir
a escola para mim nunca foi problema, umas das coisas que não gostava muito de
fazer era ter quer se reunir no pátio da escola para cantar o hino nacional,
achava esse ritual muito chato.
Não me lembrava como era minha professora de alfabetização e nem seu nome, precisei recorrer a minha mãe para esta informação. Então penso que não deveria existir uma afeição da minha parte para com ela ou vice e versa. Já a minha professora dos anos iniciais, pró Andréa, irmã da minha alfabetizadora, tenho muitas recordações boas.
Não me lembrava como era minha professora de alfabetização e nem seu nome, precisei recorrer a minha mãe para esta informação. Então penso que não deveria existir uma afeição da minha parte para com ela ou vice e versa. Já a minha professora dos anos iniciais, pró Andréa, irmã da minha alfabetizadora, tenho muitas recordações boas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário